Page Body Text
É possÃvel emagrecer sem sofrer?
É possÃvel emagrecer sem sofrer?
Emagrecer sem sofrer é o sonho da grande maioria das pessoas que estão acima do peso ideal. Todas elas querem perder aquela barriguinha, aqueles pneuzinhos e outras gordurinhas indesejáveis, sem precisar de grandes esforços ou sacrifÃcios! Mas como conseguir emagrecer rápido sem sofrimento?
As opções para conseguir emagrecer são variadas, como por exemplo, dietas para emagrecer, prática regular de exercÃcios fÃsicos, cirurgia bariátrica, ou até mesmo o uso de remédios indicados pelo médico para ajudar a reduzir o apetite e a compulsão alimentar, o que leva à perda de peso. Inclusive essa última opção é a que as pessoas mais acreditam que conseguirão perder peso sem sacrifÃcios e de forma rápida.
Além desses remédios, existem também os suplementos alimentares, ou, emagrecedores naturais, como são chamados, que podem auxiliar também, nesse processo de perda de peso. Aliás, é preciso deixar claro que, remédios e suplementos são coisas totalmente diferentes.
Mas, você realmente sabe a diferença entre remédios para emagrecer e suplementos alimentares?
Muitas pessoas podem confundir remédios para emagrecer com suplementos alimentares utilizados para emagrecer (emagrecedores naturais), talvez porque esses suplementos são encontrados no mercado, geralmente, na forma de cápsulas, o que pode gerar uma certa confusão com remédios.
Ambos prometem o alcance do mesmo objetivo, ou seja, ajudar as pessoas que buscam emagrecer de forma rápida. No entanto existem algumas diferenças fundamentais entre essas duas alternativas e é o que vamos tentar esclarecer a seguir.
Remédios
Os remédios são produzidos com a finalidade de diagnosticar, prevenir, curar doenças ou então aliviar os seus sintomas. Eles são sintéticos, o que significa que são compostos de produtos quÃmicos e portanto, têm efeitos colaterais.
Os remédios para emagrecer agem, basicamente, de forma a tentar reduzir a ansiedade dos pacientes, controlar quadros de compulsão alimentar, reduzir o apetite, aumentar a saciedade e reduzir a absorção de gordura pelo trato gastrointestinal.
Um grande problema, já observado por especialistas, é que, em alguns casos, os efeitos colaterais dos remédios prescritos para tratarem o sobrepeso e a obesidade podem superar os benefÃcios. Por este motivo, esses remédios são fortemente controlados pelas autoridades responsáveis por essa área e só devem ser adquiridos com prescrição médica, no entanto, quando são utilizados de forma indevida podem resultar em dependência quÃmica, efeito sanfona e efeitos colaterais indesejados, como alterações gastrointestinais, insônia e alterações cardÃacas, por exemplo.
Inclusive, pelo fato de alguns remédios para controle de peso estarem associados a sérios problemas de saúde, no dia 14/10/2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, por 7 votos a 3, a lei que permitia a produção, a comercialização e o consumo de 3 remédios para emagrecimento: anfepramona, femproporex e mazindol. Isso significa que, agora, não será mais possÃvel produzir, comercializar ou consumir esses remédios no Brasil.
Suplementos
Os suplementos são definidos como alimentos pois são fontes concentradas de nutrientes (ou seja, minerais e vitaminas) ou outras substâncias com um efeito nutricional ou fisiológico e podem ajudar no processo de perda de peso. Os suplementos não podem curar nenhuma doença, eles são constituÃdos, principalmente, de substâncias naturais encontradas na natureza e por isso são chamados de emagrecedores naturais.
Não tem relação alguma com remédios, afinal, mesmo em formato de cápsulas, esses suplementos servem para auxiliar num melhor funcionamento do organismo.
Fabricados a partir de frutas, vegetais e outros componentes naturais, são extratos cultivados organicamente e podem fazer parte da sua alimentação, constituindo-se em uma dieta natural